Deus, tu és o meu PAI!

Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor.

O amor é um exercício de jardinagem, arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparado porque haverá pragas ou secas ou excesso de chuvas, mas nem por isso abondone o seu jardim. Ame-o seu par, ou seja aceite-o, valorize-o, respeite-o, dê-lhe afeto e ternura, admire-o e compreende-o. Isso é tudo. Ame!!!!

Maria Ivan 2011.



"Quando fazemos o outro feliz a consequência e sermos felizes."
"Nossa vida é simplismente um reflexo das nossas ações, se você quer mais amor, compreensão, sucesso, harmonia e compreensão no seu coração deseje tudo de bom aos outros. Se agir assim, a vida lhe dará felicidade, sucesso e amor e admiração das pessoas que lhe cercam.

ÉTICA: É praticar o certo mesmo em situações difíceis.






















































































































segunda-feira, 30 de agosto de 2010

III Prática Pedagógica e Mídias Digitais

Curso de Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista: Maria Ivan Martins Pereira da Silva
Tutora: Ildedy
Atividade – 1 Análise de recursos educacionais, planejamento e execução de aula com material digital
Colégio: Colégio Estadual Antônio Alencar Leão Cidade: Guaraí - TO
Turno: Matutino Disciplina: História
Conteúdo: A história local dos afro-descendentes
Aula: Resgatando o valor do Afro- descendentes
Duração: 50min
Série: 7º ano do Ensino Fundamental

Plano de Aula

Introdução
A importância de se estudar a história de africanos e de afro-descendentes está relacionada às profundas relações que guardamos com a África. No geral, somos frutos dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus, africanos e outros.

Entendemos que história do Brasil e história da África estão intimamente relacionadas, cabendo ao professor ampliar a discussão sobre, por exemplo, a escravidão, introduzindo elementos da história dos africanos, de sua cultura e não tratá-los como simples mercadoria que enriquecia europeus e tiveram seu trabalho explorado à exaustão no Brasil antes e após a independência política.

Nessa perspectiva, não podemos tratar a questão africana apenas do ponto de vista da escravidão, como se fosse uma questão isolada e superada pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Um ponto de partida para ampliar nossa visão e tentar superar as visões estereotipadas sobre o tema é procurar recuperar os elementos da resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também no tempo presente.


EIXO NORTEADOR
_ Memória ( Identidade, Resgate histórico)

COMPETÊNCIAS:
_ Valorizar o processo histórico, as constantes transformações, a necessidade da preservação do patrimônio, as diferenças do modo de vida dos diferentes povos.
_ Ser capaz de reconhecer e compreender as diferentes culturas existentes nos grupos sociais, suas crenças e crendices, seus mitos e a importância das lendas e tradições para a construção da cidadania de um povo.

HABILIDADES:
_Conhecer e valorizar a história e cultura do afro-descendente e perceber que eles foram e são sujeitos na construção da sociedade brasileira.
_ Respeitar e valorizar a diversidade étnico e cultural dos diferentes povos.
_ Perceber e respeitar semelhanças e diferenças culturais de sua região.


OBJETIVOS
Estabelecer relações entre passado e presente, discutindo mudanças e permanências nas relações sociais.
Estabelecer uma ponte entre o conteúdo estudado e sua vida cotidiana por meio de estudos da história local.
Compreender e valorizar elementos das culturas africanas e de afrodescendência.
Ampliar o conceito de cidadania, discutindo questões como respeito à diversidade, religiosidade e sincretismo, preconceito, direitos, inclusão.
CONTEÚDO: A história local dos afro-descendentes
Tempo estimado
5 aulas e atividades extra-classe em prazo a ser definido pelo professor.
METODOLOGIAS
1ª. etapa
Comece o trabalho explorando com os alunos os elementos da história africana e/ou da presença africana na História do Brasil que eles já tenham estudado. Procure levantar os conhecimentos dos alunos acerca das relações sociais estabelecidas, das visões que foram construídas sobre africanos e afro-descendentes no Brasil, sobre a cultura africana e/ou a mescla de culturas que se convencionou chamar "cultura brasileira" com forte influência de elementos africanos. É possível que surjam respostas que remetam a determinados assuntos como alimentação, música, dança, lutas e religiosidade. Se não surgirem, instigue-os a refletir sobre a presença ou ausência desses elementos no modo de vida deles.
Após essa conversa inicial, convide os alunos para explorar o site www.acordacultura.org.br, que mostra informações sobre a cultura negra africana em forma de jogos, livros animados, vídeos, músicas e textos. Dica: veja textos sobre a importância da cultura negra na coluna da esquerda da página inicial - "valores civilizatórios".
A exploração do site é apenas um ponto de partida para a discussão que poderá ser fundamentada em conhecimentos anteriores dos alunos, de acordo com os conteúdos previstos no currículo de História, como:
- História da África, incluindo elementos da cultura e religiosidade etc. (o período variando de acordo com o ano/série dos alunos).
- Escravidão no Período Colonial e/ou no Período do Império. As lutas e as formas de resistência, e elementos da cultura trazida pelos africanos.
Proponha aos alunos um trabalho de investigação da presença da cultura negra na localidade e das relações sociais estabelecidas entre os diferentes grupos étnicos, por meio de entrevistas. O objetivo é fazer com que os alunos percebam as relações entre o passado (os conteúdos estudados em História) e o tempo presente, observando as mudanças e permanências nas relações estabelecidas entre os diferentes grupos étnicos e da situação dos afro-descendentes na sociedade brasileira. Essas pesquisas podem ser incluídas em um blog produzido pela classe. Será um espaço de debate virtual em que os alunos da escola e os moradores da comunidade local poderão trocar idéias sobre o assunto.


2ª etapa
Agora é o momento de planejar as entrevistas. Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e faça a mediação dos seguintes pontos:
- O levantamento de afro-descendentes que sejam moradores antigos da localidade para serem entrevistados.
- Combinar com os alunos se as entrevistas serão realizadas na escola ou na casa dos entrevistados.
- Elaborar as questões que serão feitas aos entrevistados. Exemplos de coleta de bons depoimentos podem ser encontrados no portal do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net).
O questionário deverá ter:
Nome
Idade
Há quanto tempo mora na localidade,
Profissão, atividades que exerceu
Religião
O lazer no passado e no presente
Os tipos de música e de dança preferidos do passado e do presente
Se sofre ou já sofreu discriminação por ser afro-descendente
Participa de organizações como clubes, associações de moradores, ONGs que lutem pela defesa dos direitos dos afro-descendentes
Outras questões sugeridas pelos alunos a partir dos estudos realizados
- A definição das formas de registro da entrevista
- Reforçar com os alunos a importância do respeito aos entrevistados.
- O estabelecimento de uma data para que os materiais coletados sejam levados para a classe.

3ª. etapa
Os grupos de alunos deverão realizar as seguintes atividades:
- Contatar os moradores escolhidos, explicando o objetivo da entrevista.
- Gravar as entrevistas com equipamentos de áudio (gravadores, mp3 player etc.)
- Pedir permissão para fotografar os entrevistados.
- Perguntar se eles possuem fotos antigas ou outros objetos e se permitem que eles sejam fotografados para compor o trabalho final.
No retorno do trabalho, em sala de aula, você deverá mediar a socialização das experiências de cada grupo por meio da discussão:
- Como se deu a interação com os entrevistados
- Quais foram as informações obtidas
- As semelhanças e diferenças entre as respostas dos entrevistados


4ª. etapa
A partir das entrevistas e dos materiais coletados, é possível recuperar um pouco da história das relações sociais na localidade, da presença (ou não) de discriminação de afro-descendentes e de elementos da cultura de origem africana.
OBSERVAÇÕES EXTRAS
O material coletado pode ser organizado:
- Em um painel com fotos e informações escritas
- Elaboração coletiva de um blog que poderá conter as gravações das entrevistas, depoimentos de alunos sobre o tema, mudanças e permanências nas relações sociais na localidade, espaço para postagem de sugestões sobre a formas de combate ao preconceito e à discriminação racial.
RECURSOS DIDÁTICOS
Câmeras fotográficas, gravadores ou mp3 player, computador com acesso à internet.
TEMAS TRANSVERSAIS
Ética e Pluralidade Cultural
INTERDISCIPLINARIDADE
Língua Portuguesa, Arte, Educação Física

Avaliação
Os pontos que deverão ser avaliados são:
- Envolvimento e participação dos alunos nas discussões em grupos
- Pertinência das informações e dos materiais coletados
- Organização e clareza das informações no painel e nos textos e áudios postados no blog.
REFERÊNCIAS
Referencial Curricular;
Site: WWW.dialogocontraoracismo.org.br

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