Deus, tu és o meu PAI!

Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor.

O amor é um exercício de jardinagem, arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparado porque haverá pragas ou secas ou excesso de chuvas, mas nem por isso abondone o seu jardim. Ame-o seu par, ou seja aceite-o, valorize-o, respeite-o, dê-lhe afeto e ternura, admire-o e compreende-o. Isso é tudo. Ame!!!!

Maria Ivan 2011.



"Quando fazemos o outro feliz a consequência e sermos felizes."
"Nossa vida é simplismente um reflexo das nossas ações, se você quer mais amor, compreensão, sucesso, harmonia e compreensão no seu coração deseje tudo de bom aos outros. Se agir assim, a vida lhe dará felicidade, sucesso e amor e admiração das pessoas que lhe cercam.

ÉTICA: É praticar o certo mesmo em situações difíceis.






















































































































terça-feira, 17 de agosto de 2010

Atividade 4- Plano de Aula de "História" com Hipertexto ou internet


Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo Com As TICs
Unidade: 02
Atividade 4 – Título: Planejando Atividade com Hipertexto e Internet
Cursista: Maria Ivan Martins Pereira da Silva
Professora Parceira: Welma Rodrigues
Local de Trabalho: Diretoria Regional de Ensino de Guaraí
Turma: B Tutora: Ildeny
Data: 17/08/2010

CONTEÚDO: LETRA E VALOR DO HINO NACIONAL
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PÚBLICO ALVO: 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
UNIDADE ESCOLAR: COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO ALENCAR LEÃO.
DURAÇÃO: 5 AULAS.

Autor e Co-autora: Maria Ivan Martins Pereira da Silva
Autor ELAINE CRISTINE GONZAGA

COMPETÊNCIA:
• Valorizar o processo histórico, as constantes transformações, a necessidade da preservação do patrimônio as diferenças no modo de vida dos diferentes povos.
• Perceber-se como agente participativo nas relações sociais e com base nos princípios de cidadania conhecer a proposta da implantação das leis e instituições internacionais, nacionais e regionais para a preservação e garantia dos direitos dos cidadãos.
HABILIDADES:
• Compreender como se manifestam as diferentes formas de poder.
• Identificar os diferentes códigos de leis e compreender suas interferências na vida em sociedade.
OBJETIVOS:
Que os alunos sejam capazes de entender e resgatar o valor do hino nacional de maneira prazerosa.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conteúdos:
EXPLORANDO OS SIGNIFICADOS DA LETRA E O VALOR DO HINO NACIONAL
Metodologias
Atividade 1- Ouvindo o Hino Nacional Brasileiro
A aula teve início conversando com os alunos sobre o Hino Nacional Brasileiro. Pergunta: Vocês conhecem o hino nacional; más sabem cantar o hino nacional? Vocês entendem o hino? Em quais situações é tocado o hino nacional? Como o brasileiro se relaciona com os símbolos nacionais, em especial o Hino Nacional? A questão transformou-se numa discussão total. Pedimos aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre a origem do hino para próxima aula.
Informação retirada do site:
http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hino_nacional_brasileiro.htm
Caro professor, apresente aos alunos o hino nacional ouvindo-o em aparelho próprio ou acesse o link com o áudio do Hino Nacional.

Distribuímos a letra do Hino Nacional para os alunos e foi tocado novamente o hino, para que eles acompanhassem a letra. (veja modelo abaixo)
HINO NACIONAL BRASILEIRO
http://www.lions.org.br/lionnet/hinonaccantado.htm

Atividade 2 – Mural com as pesquisas sobre o hino
Organizamos a sala em círculo para discussão sobre as pesquisas trazidas pelos alunos.
É importante que os alunos falem o resultado da pesquisa. O que eles aprenderam? Por que a linguagem é formal? Quando foi escrito o hino? Montou-se um mural e fixou-se as pesquisas. Sugiriu-se aos alunos que fizessem a leitura das pesquisas dos colegas.

Atividade 3- Dicionário: Procurando o significado das palavras desconhecidas
Organizou-se a sala em duplas. Antes de iniciar o trabalho com o dicionário explicou-se o significado das palavras Ipiranga (Rio onde às margens D.PedroI proclamou a Independência. Pediu-se aos alunos que circulassem as palavras que eles não conheciam que estavam presentes no Hino Nacional.
Finalizado esta etapa foi-se ao quadro/lousa e escreveu-se as palavras circuladas pelos alunos. Pediu-se aos alunos que escrevessem as palavras no caderno e depois organize-as em ordem alfabética, pois facilitariam o encontro das palavras no dicionário.
Avaliou-se com os alunos o significado do Dicionário. Vocês já utilizaram o dicionário? Quando o utilizamos? Como está organizado o dicionário? No final da conversa, a turma concluiu que o dicionário possui o significado das palavras e que estão dispostas em ordem alfabética.
Independência do Brasil) e Cruzeiro (Constelação do Cruzeiro do Sul), depois realize as seguintes etapas:
Foi entregue um dicionário para cada dupla e orientamos a procurarem as palavras circuladas. Explicamos que as palavras encontradas no dicionário são chamadas de sinônimos (de acordo com o dicionário Aurélio a definição de sinônimo é: Diz-se de, ou palavra que tem a mesma ou quase a mesma significação de outra)
Atividade 4 – Vocabulário
Foi registrado os sinônimos no quadro/lousa e feito a leitura dos trechos do Hino junto aos alunos com os vários significados encontrados. Escolheram o melhor sinônimo para o contexto.
Encontrados os significados das palavras, explicou-se aos alunos o significado da palavra “hino”. (Deve ficar claro que o hino é feito para exaltar algo) e importância do Vocabulário, nele encontramos um conjunto de palavras desconhecidas sobre determinado texto. Indo para o quadro/lousa montou-se o vocabulário com a turma, iniciou-se a escrita das primeiras palavras para maior compreensão dos alunos.
VOCABULÁRIO (GLOSSÁRIO)

BRADO: GRITO
CLAVA: ARMA PRIMITIVA DE GUERRA
COLOSSO: GRANDE
ESPELHA: REFLETE
FLÂMULA: BANDEIRA
FLORÃO: FLOR DE OURO
FORMOSO: LINDO, BELO
FÚLGIDO: QUE BRILHA, CINTILANTE
FULGURAS: BRILHAS
GARRIDA: ENFEITADA COM FLORES
GENTIL: GENEROSO, ACOLHEDOR
IDOLATRADA: CULTUADA, AMADA
IMPÁVIDO: CORAJOSO
LÁBARO: BANDEIRA
LÍMPIDO: PURO, QUE NÃO ESTÁ POLUÍDO
OSTENTAS: MOSTRAS COM ORGULHO
PENHOR: GARANTIA
PLÁCIDAS: CALMAS, TRANQUILAS
RESPLANDECE: QUE BRILHA, ILUMINADA
RETUMBANTE: SOM QUE SE ESPALHA COM BARULHO
VÍVIDO: INTENSO

Atividade 5 – Ilustrando o Hino Nacional
Estimulou-se a compreensão das estrofes do hino, para isso, promoveu -se uma exploração oral de cada trecho: Vocês entenderam a estrofe? Ficou mais fácil compreender depois de trabalharmos o sentido de algumas palavras?
Distribuíu-se trechos da letra do Hino Nacional para que os alunos ilustrassem o que entenderam.
Finalizou-se o trabalho, fixou-se as ilustrações no mural da sala para que os alunos apreciassem.
Pediu-se aos alunos que cantassem o Hino Nacional, acompanhando a letra que foi Estratégias e recursos da aula




RECURSOS DIDÁTICOS
Áudio do Hino Nacional ( Domínio Público)

Som ou computador

Folha com a letra do hino nacional.

Dicionários entregue pelo professor.

TEMAS TRANSVERSAIS:
Ética e Cidadania
INTERDISCIPLINARIDADE:
Português, Arte e outras.
AVALIAÇÃO
Verificou se o grupo avançou com relação à compreensão da letra do hino nacional. Tal aspecto pode ser verificado a partir das discussões orais e por meio dos textos apresentados pelos alunos.
A avaliação discorrerá de maneira contínua através de prova escrita, participação do aluno na realização das atividades diárias, trabalhos em grupos em sala de aula e extra classe, seminários e outros.
REFERÊNCIAS:
• Referencial Curricular do Ensino Fundamental 1º ao 9º ano.
• Site: Salto para o Futuro.
• Site: Nova Escola



Relato sobre o plano de Aula

O plano de aula foi realizado nos dias 10 e 11 de agosto/ 2010 com a professora parceira Welma Rodrigues do Colégio Estadual Antônio Alencar Leão. Durante aulas, os alunos fizeram leitura de textos sobre a importância do hino nacional, pesquisando na internet, em seguida pesquisaram sobre o compositor Francisco Manoel da Silva e do seu parceiro, e autor da letra do hino, Joaquim Osório Duque Estrada, para postarem via web, trocando informações entre os colegas.
E para memorizar sem erro o início da 1ª estrofe com a 2ª estrofe, aplicamos uma dica, “Que sempre sonhamos para depois amar” então primeiro cantamos: Brasil de um sonho... e 2º Brasil de amor... Segundo o depoimento dos alunos, as aulas foram interessantes, inovadoras, mostrando um bom desempenho no desenvolvimento das atividades propostas. Ao invés de assistirem uma aula tradicional (expositiva) em que a professora explica todo o conteúdo, tiveram oportunidade de utilizar os recursos tecnológicos, tornando aula atrativa para todos.
Maria Ivan.






Nenhum comentário:

Postar um comentário